O que é Coleta Seletiva?

Coleta Seletiva Solidária é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados por cada um de nós e entregues às cooperativas de catadores. Os benefícios principais estão associados à preservação ambiental e à geração de renda.

 

Separar o lixo é não misturarmos os materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados (LIXO SECO - usualmente plásticos, vidros, papéis, metais, isopor e óleo comestível usado), com o resto do lixo (LIXO ÚMIDO ou ORGÂNICO - restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro, etc). Saiba mais em COMO PARTICIPAR.

 

Reciclagem - É uma atividade - na maior parte dos casos, industrial - que transforma os materiais já usados em outros produtos que podem ser comercializados. Através da reciclagem, papéis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelão; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plásticos podem se transformar em vassouras, potes, camisetas; os metais tranformam-se em novas latas ou recipientes.  

 

Minimização de resíduos - É um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Pressupõe três regrinhas básicas que devem ser seguidas : primeiro pensar em todas as maneiras de REDUZIR o lixo, depois, REAPROVEITAR tudo o que for possível, e só depois pensar em enviar materiais para RECICLAR. Essa forma de atuação é chamada de 3 R, que é a letra inicial de cada uma das palavras-chave, e reflete um posicionamento mais consciente em relação ao consumo.

 

Participe e seja um MULTIPLICADOR DESSA IDEIA! 

(Para saber como participar clique aqui)




 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!