Acácia está reciclando isopor

22/06/2012 09:00

A Acácia está reciclando isopor. A cooperativa, responsável pela coleta seletiva de materiais recicláveis em Araraquara, é agora a segunda no País a ter uma máquina para a reciclagem de isopor.
Há dois meses, o equipamento está em operaração para transformar o material, que antes era descartado, em matéria-prima que pode ser usada na construção civil.
A máquina está sendo usada pela cooperativa em modelo de comodato e foi cedida à Acácia por meio de um convênio feito com empresas locais. "Não é posse, mas também não temos custo com o equipamento, só o de operação", explica David Teixeira Pinto, gestor de Projetos da Cooperativa.
Para o processo de reciclagem é preciso limpar todo o isopor e deixá-lo bem seco para colocar na máquina, que funciona em alta temperatura. O material é transformado em flocos e passa por um processo em que todo o ar presente é retirado, resultando em um material denso e consistente.
O isopor, resultado de uma transformação do plástico, é 100% reciclável. “O isopor leva em média 500 anos para se decompor em ambiente natural. Por isso é importante que as pessoas se conscientizem e colaborem com a coleta seletiva”, ressalta.
PARCERIA - A Cooperativa fez parceria com duas empresas, que despertaram interesse pela responsabilidade de logística reversa e também em comprar o material já processado. De acordo com o gestor de projetos, é preciso sete toneladas do material para realizar a venda. No entanto, a estimativa é que este volume seja acumulado semanalmente. “

Pelo que tudo indica, estamos caminhando bem para alcançar resultados positivos”, afirma David, que pede a colaboração da população com a coleta seletiva. “A população pode colocar o isopor junto com o lixo seletivo e as empresas que juntam grande quantidade podem trazer direto na Cooperativa. Essa é uma ação que quanto mais pessoas participarem, mais relevante será o resultado”, conclui.
Os valores de venda ainda não foram fechados, mas os recursos serão distribuídos entre os cooperados, pagamento de contas e reserva de investimentos, assim como todo o dinheiro que entra na Acácia.

 

Fonte: portalk3.com.br

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!